CartaExpressa
PDT fará ato para oficializar apoio a Boulos em 2024
8 de Janeiro foi a data escolhida pelo partido para se aliar ao pré-candidato à Prefeitura de São Paulo


O PDT fará um ato para oficializar o apoio do partido à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo deputado do PSOL nesta sexta-feira 29.
A data escolhida pela legenda para oficializar a aliança com Boulos é simbólica: o 8 de Janeiro, dia que marca o primeiro ano da tentativa de golpe por bolsonaristas no Brasil. O ato de oficialização do apoio ao pré-candidato em 2024 terá, portanto, tom de reafirmação da polarização.
Boulos terá o apoio de PDT e outros partidos da frente ampla que ajudou a eleger Lula (PT) como presidente. A sigla do atual chefe do Planalto, alias, será o principal motor da campanha e responsável pelo nome do vice na chapa. As cotadas ao cargo são, por enquanto, Ana Estela Haddad e Marta Suplicy.
O PDT, por sua vez, deve participar da equipe de Boulos em caso de vitória. Ele, até aqui, o favorito a vencer a disputa, segundo as principais pesquisas divulgadas em 2023. Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e apadrinhado de Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar.
Pelas redes, Boulos agradeceu a aliança a ser formalizada no dia 8.
“Uma grande Frente para mudar SP!”, escreveu o deputado ao compartilhar a notícia. “Será uma honra caminhar ao lado de Carlos Lupi, Antônio Neto e de toda a militância trabalhista de São Paulo”, anotou Boulos em seguida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em SP, Lula comemora aprovação da reforma tributária e assina obras de moradia popular ao lado de Boulos
Por Caio César
Boulos lidera intenção de votos para o primeiro turno em São Paulo, diz Paraná Pesquisas
Por André Lucena
TCM aponta que Ricardo Nunes incidiu em ‘pedalada fiscal’ ao mentir sobre dados da Educação e prefeito pode ficar inelegível
Por Brasil de Fato
TCM aponta que Ricardo Nunes incidiu em ‘pedalada fiscal’ ao mentir sobre dados da Educação e prefeito pode ficar inelegível
Por Brasil de Fato