CartaExpressa

PCB, de Sofia Manzano, anuncia apoio a Lula no 2º turno

Candidata comunista teve pouco mais de 45 mil votos neste primeiro turno

Foto: Divulgação/PCB
Apoie Siga-nos no

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) anunciou, ainda na noite deste domingo 2, o apoio ao ex-presidente Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

A sigla lançou, no primeiro turno, Sofia Manzano como candidata à Presidência. Ela recebeu 45.615 votos, um total de 0,04% dos votos válidos.

Segundo a nota publicada no site do partido, o apoio a Lula se faz necessário porque Bolsonaro faz um governo que ‘flerta com o fascismo’. O petista, diz o texto, não representaria o programa do PCB, mas, ao menos, não é um projeto reacionário.

“O PCB se posiciona nesse segundo turno de maneira nítida: pelo voto em Lula para derrotar Bolsonaro”, escreve a sigla. “Não temos a menor dúvida de que, do ponto de vista da classe trabalhadora, há profundas diferenças entre um governo burguês social-liberal e um governo burguês reacionário; entre um governo que tenta conciliar a burguesia e o proletariado, e um governo que flerta com o fascismo e está firmemente unido com a burguesia em torno dos ataques à classe trabalhadora e ao povo pobre, como é o governo de Bolsonaro”.

No texto, o PCB ainda celebra os resultados eleitorais obtidos nesta campanha. A sigla alerta ainda para a necessidade de seguir mobilizada contra o bolsonarismo que segue com força, como mostram os resultados eleitorais.

“Mesmo sem tempo de TV e rádio e sem os recursos do Fundo Especial, que todos os outros partidos tiveram, realizamos uma campanha histórica”, diz o texto. “Acreditamos que o nosso crescimento anterior e durante esse processo, bem como a visibilidade alcançada nessas eleições pelas ideias revolucionárias […] confirmam plenamente a importância e a necessidade das candidaturas comunistas”.

Mais adiante, concluem, terem adotado o melhor caminho nestas eleições: “A prática comprova que estamos no caminho certo, do fortalecimento e do enraizamento político no interior da classe trabalhadora, da juventude e dos movimentos populares”.

Por fim, diz a nota, o Comitê Central do PCB irá se reunir nos próximos dias para definir quais serão as orientações para a atuação de seus militantes nesta campanha.

Além do texto da legenda, Sofia Manzano também publicou seu apoio ao ex-presidente Lula neste domingo. “Agora é Lula 13. Continuaremos nossa luta aguerrida e vamos derrotar Bolsonaro. Cada voto é muito importante. Lula 13”, escreveu em suas redes sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.