CartaExpressa
Paulo Pimenta é escolhido por Lula como autoridade federal para atuar no RS
Pimenta, que é gaúcho, tem sido visto como uma liderança no enfrentamento à calamidade


O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, foi escolhido pelo presidente Lula (PT) como autoridade federal para atuar no Rio Grande do Sul durante a calamidade que afeta o estado. A ideia é que a autoridade coordene uma estrutura administrativa das ações federais na região.
O ministro deve ser anunciado nesta quarta-feira 15, quando serão divulgadas novas medidas de socorro à população gaúcha em uma nova visita de Lula ao estado. Esta será a terceira ido do presidente ao RS desde o início da crise climática, no fim de abril.
Pimenta, que nasceu em Santa Maria (RS), é deputado federal licenciado. O ministro tem sido visto como uma liderança no governo Lula no enfrentamento à calamidade.
Neste período, a Secom vai ficar no comendo, interinamente, do jornalista Laércio Portela
Balanço
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, até esta terça-feira 14, um total de 149 mortes em decorrência das chuvas e enchentes. O estado tem, ainda, 122 pessoas desaparecidas, segundo boletim divulgado às 18h.
O total de desalojados pelas enchentes chega a 538.245 pessoas. E os efeitos dos temporais já são sentidos por dois em cada dez moradores do Rio Grande do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras
Por Gabriel Andrade
Lira evita avaliar ações de Lula, mas defende ‘medidas mais enérgicas’ para o RS
Por Wendal Carmo