CartaExpressa
Partido Novo decide usar dinheiro do fundo eleitoral na disputa municipal
No ano passado, a sigla já havia avalizado a utilização de rendimentos do fundo partidário


O Novo aprovou na última quinta-feira 22 o uso do fundo eleitoral na disputa municipal deste ano, uma novidade para a legenda, que se vangloriava por recusar o acesso a verbas públicas. No ano passado, a sigla já havia avalizado o uso de rendimentos do fundo partidário.
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, alega haver “critérios objetivos e claros para usar o fundo”, um dos quais seria a “meritocracia”.
“Isso tira a discricionariedade do diretório nacional de alocar recursos onde bem entender”, disse o dirigente ao jornal Folha de S.Paulo. O fundo eleitoral aprovado pelo Congresso Nacional para 2024 será de 4,9 bilhões de reais, mas ainda não se sabe oficialmente a qual fatia o Novo terá direito.
Estima-se, porém, que a legenda terá acesso a mais de 30 milhões de reais neste ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No 1º ato de rua com Marta, Boulos chama Nunes de ‘tchutchuca do Bolsonaro’
Por CartaCapital
As intenções de voto em Boulos e Nunes na disputa pela prefeitura de SP, segundo o Paraná Pesquisas
Por André Lucena
Lula amplifica conversas para emplacar o PT na vice de Paes; Anielle é favorita
Por Wendal Carmo