CartaExpressa
Paraná Pesquisas: no Rio Grande do Sul, Bolsonaro lidera com 40%, Lula tem 34% e Ciro fica com 6%
Segundo o levantamento, 46% dos gaúchos aprova o governo do atual presidente
Levantamento da Paraná Pesquisas com eleitores do Rio Grande do Sul, divulgado neste sábado 21 mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 40,1% das intenções de voto. O petista Luiz Inácio Lula da Silva está com 34,2%. Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT), com 6,4%, e na sequência o ex-governador paulista João Doria (PSDB), com 2,1%.
O Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores gaúchos como avaliavam o governo do presidente Jair Bolsonaro: 46,3% disseram aprovar a administração federal e 48,6% afirmaram que desaprovam (5,1% não opinaram). Os que consideram o governo de Bolsonaro ótimo ou bom somam 36,8%; e os que veem como ruim ou péssimo somam 43,1%. Já os que acham a administração regular são 18,9% dos eleitores entrevistados nesta pesquisa.
O índice de aprovação do presidente é maior entre os homens do que entre as mulheres (53,6% dos gaúchos e 39,7% das gaúchas) e menor entre os jovens de 16 a 24 anos (apenas 34,3% dos entrevistados desta faixa etária disseram aprovar o governo de Jair Bolsonaro).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
61% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro, mostra pesquisa
Por Marina Verenicz
Pernambuco: Lula lidera com 54% contra 26% de Bolsonaro, diz pesquisa
Por CartaCapital


