CartaExpressa

Para blindar Bolsonaro, Centrão estaria articulando mandato vitalício no Senado

Manobra estaria sendo desenhada, segundo o G1, por meio de uma PEC que oferece o cargo a todos os ex-presidentes

Foto: Reprodução Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Líderes do Centrão estariam se movimentando para uma verdadeira operação de blindagem em favor de Jair Bolsonaro no pós- 2022. A ideia? Criar o cargo de senador vitalício, ocupado por ex-presidentes, visando dar imunidade parlamentar ao ex-capitão em caso de não reeleição.

A suposta articulação foi revelada no podcast Papo de Política, do portal G1, nesta sexta-feira 29. Parlamentares estariam, segundo o portal, trabalhando para apresentar em breve uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) criando o novo cargo. A cadeira seria honorífica e sem remuneração. Com voz e espaço na tribuna do Senado, mas sem poder de voto.

A criação do cargo de senador vitalício não é exatamente nova e já surgiu no debate parlamentar em outras ocasiões, como em 2002 e em 2015. Nos dois casos, o projeto foi rejeitado em plenário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar