CartaExpressa
Papa Francisco deve ter alta no próximo domingo, diz hospital
Pontífice está internado desde o último dia 14 de fevereiro
Depois de 36 dias de internação, o Papa Francisco terá alta no próximo domingo 23. A informação foi confirmada neste sábado 22 pela equipe médica do hospital Agostino Gemelli, de Roma, onde o pontífice está internado.
Segundo o corpo médico, Francisco está há duas semanas em condições clínicas estáveis. A princípio, ele ficará de repouso por, pelo menos, dois meses.
Logo após sair do hospital, o papa deverá se dirigir para a Casa Santa Marta, sua residência oficial.
No último dia 14 de fevereiro, Francisco foi internado para tratar de sintomas relacionados a uma bronquite. Na sequência, ele apresentou dificuldades respiratórias e desenvolveu uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, assim como pneumonia.
O processo de internação foi longo e complexo. Francisco chegou a ficar em estado grave após uma crise respiratória asmática, o que exigiu aplicações de oxigênio e transfusões de sangue. Diante do quadro, o Vaticano preferiu considerar a sua situação de saúde incerta, com prognóstico reservado.
Com a melhora, Francisco deve aparecer na janela do hospital amanhã. Além disso, o pontífice deverá “dar uma benção […] no final do Angelus [oração semana], que, como nas últimas semanas, será publicada por escrito”, segundo o Vaticano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


