CartaExpressa
Palestina pede apoio do Brasil a ação da África do Sul contra Israel em Haia
Embaixador palestino se encontrou com o presidente Lula. O Estado israelense é acusado de genocídio


O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, pediu nesta quarta-feira 10 ao presidente Lula (PT) apoio a uma ação apresentada pela África do Sul contra o Estado de Israel na Corte Internacional de Justiça.
O tribunal, com sede em Haia, deve iniciar a análise da queixa nesta quinta 11.
Na ação, a África do Sul sustenta que “atos e omissões de Israel são de caráter genocida, pois são acompanhados da intenção específica requerida de destruir os palestinos de Gaza como parte do grupo nacional, racial e étnico mais amplo dos palestinos”.
Lula e Alzeben se reuniram na manhã desta quarta, no Palácio do Planalto. Após o encontro, o embaixador palestino disse ter solicitado o apoio do Brasil à iniciativa sul-africana.
“(A ação) tem como objetivo pôr fim ao genocídio contra o povo palestino e libertar, neste caso, tanto Israel quanto a Palestina e a população palestina”, afirmou Alzeben. “Ele (Lula) disse que eles estão estudando.”
No último domingo 7, a Bolívia anunciou seu apoio à denúncia apresentada pela África do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Exército israelense alega ter passado ‘involuntariamente’ por cima de um corpo na Cisjordânia
Por AFP
Gaza e Israel: entenda as complexidades do conflito no Oriente Médio
Por Carta Capital
Jornalista palestino libertado por Israel denuncia torturas
Por AFP