CartaExpressa
Palácio do governo do Rio hasteia bandeiras nazistas para gravação de série
Obra de ficção contará história de Aracy de Carvalho, que salvou a vida de judeus na 2ª Guerra Mundial


Fotos de bandeiras nazistas no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, motivaram críticas de internautas nas redes sociais nesta terça-feira 28. O local é a sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, hoje sob o comando interino de Cláudio Castro, que substituiu o governador afastado Wilson Witzel (PSC) no cargo.
Em nota, a assessoria do governo fluminense esclareceu que as bandeiras nazistas fazem parte da ambientação de Anjos de Hamburgo, série produzida pela Globo em parceria com a Sony Picture Television. A obra contará a história de Aracy de Carvalho, que salvou a vida de judeus na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.
“O Palácio Laranjeiras é frequentemente usado como locação”, respondeu o governo a uma usuária no Twitter.
Internautas, no entanto, seguiram com críticas ao hasteamento das bandeiras em um prédio público e à falta de aviso a moradores e pedestres nos arredores.
Palácio Laranjeiras, Rio de Janeiro, 2021 pic.twitter.com/W0MiX4y3TU
— cra (@craralho) April 28, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.