CartaExpressa
Palácio do governo do Rio hasteia bandeiras nazistas para gravação de série
Obra de ficção contará história de Aracy de Carvalho, que salvou a vida de judeus na 2ª Guerra Mundial
Fotos de bandeiras nazistas no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, motivaram críticas de internautas nas redes sociais nesta terça-feira 28. O local é a sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, hoje sob o comando interino de Cláudio Castro, que substituiu o governador afastado Wilson Witzel (PSC) no cargo.
Em nota, a assessoria do governo fluminense esclareceu que as bandeiras nazistas fazem parte da ambientação de Anjos de Hamburgo, série produzida pela Globo em parceria com a Sony Picture Television. A obra contará a história de Aracy de Carvalho, que salvou a vida de judeus na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.
“O Palácio Laranjeiras é frequentemente usado como locação”, respondeu o governo a uma usuária no Twitter.
Internautas, no entanto, seguiram com críticas ao hasteamento das bandeiras em um prédio público e à falta de aviso a moradores e pedestres nos arredores.
Palácio Laranjeiras, Rio de Janeiro, 2021 pic.twitter.com/W0MiX4y3TU
— cra (@craralho) April 28, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


