CartaExpressa
Palácio do Alvorada, residência oficial de Lula, sofre tentativa de invasão
Um motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu do local


O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT), sofreu uma tentativa de invasão na manhã deste sábado 24.
Um motorista que guiava um Ford Focus preto guiava em direção ao palácio, por volta das 6h da manhã. Ao ser visto na área de bloqueio de acesso, o condutor teria desobedecido à ordem de parada.
Agentes do Gabinete de Segurança Institucional chegaram a disparar tiros de advertência, mas o automóvel seguiu e teve os pneus furados por um bloqueio no asfalto chamado “cama de faquir”, dispositivo com perfuradores em metal para evitar a fuga de veículos. Isso aconteceu já próximo do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Na tentativa de detê-lo, um segurança atirou duas vezes contra o veículo, acertando em um de seus pneus. Mesmo assim, o veículo conseguiu se evadir do local.
O presidente Lula (PT) estava no Alvorada, mas não correu risco já que o veículo não conseguiu se aproximar do portão do local.
A Polícia Federal determinou a instauração de um inquérito para apurar o ocorrido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Políticos pagam campanhas nas redes e organizam caravanas para ato pró-Bolsonaro em SP
Por Agência Pública
Lula critica Bolsonaro e privatizações em ato de anúncio de R$ 250 milhões da Petrobras para a cultura
Por Wendal Carmo
Fux autoriza inquérito para investigar deputado bolsonarista que chamou Lula de ‘ladrão’
Por CartaCapital