CartaExpressa
País tem alerta para formação de um ciclone extratropical na região extremo sul
O início do fenômeno deve começar já na quarta-feira 23, com uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina
O País terá a formação de um ciclone extratropical na região extremo sul, a partir da quinta-feira 24.
A formação deve começar já na quarta-feira, dia 23, com uma queda acentuada da pressão atmosférica no norte da Argentina. Ao longo da quinta, espera-se a ocorrência de uma ciclogênese e uma frontogênese, ou seja, a formação simultânea de um ciclone extratropical (ciclogênese) e de uma frente fria (frontogênese).
O fenômeno chama a atenção dos meteorologistas por poder atingir uma pressão atmosférica extremamente baixa em seu centro, abaixo de 1000 hectopascais (hPa). Essa condição o torna potencialmente perigoso, com a possibilidade de gerar tempestades acompanhadas de ventos muito fortes.
Além do sul do Brasil, Uruguai e Paraguai, as regiões Centro-Norte e leste da Argentina também enfrentarão uma semana de alto risco para tempestades e ventanias devido à acentuada queda da pressão atmosférica e à formação do ciclone extratropical.
No sul do Brasil, a semana começou com tempo relativamente seco, influenciado por uma massa de ar frio de origem polar. A expectativa é que, já na tarde de terça-feira, ocorram pancadas de chuva. Entre quarta, quinta e sexta-feira, as chances de temporais com ventos fortes aumentam significativamente, impulsionadas pela formação de uma frente fria e do ciclone extratropical.
O risco de ventos intensos é elevado, especialmente devido à possível formação de linhas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e à ação direta do ciclone.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Enel acumula mais de 120 mil processos na Justiça entre 2020 e 2024, aponta levantamento
Por André Lucena
Acidente no PR mata nove atletas de equipe de remo de Pelotas
Por André Lucena
Lula repetirá exames para avaliar eventual sangramento no crânio, informa médico
Por CartaCapital


