CartaExpressa

Paes anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre e em ambientes fechados

Dentro de três semanas, a cidade abrirá mão também do passaporte vacinal

Paes anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre e em ambientes fechados
Paes anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre e em ambientes fechados
No Rio, cai a máscara. (FOTO: David Gannon/AFP)
Apoie Siga-nos no

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a cidade colocará fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. A decisão constará em decreto publicado na terça-feira 8.

“Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados”, escreveu o prefeito nas redes sociais.

Paes também disse que, dentro três semanas, a cidade abrirá mão do uso do passaporte vacinal. “Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em 3 semanas acabamos tb com o passaporte”, completou.

O Rio será a primeira capital brasileira a abdicar do uso da proteção contra a Covid-19. O Comitê Científico ainda apontou casos de excepcionalidade diante a não obrigatoriedade da máscara: como o caso de pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves e que não tenham se vacinado; pessoas que estão com sintomas respiratórios; e crianças que ainda não têm as duas doses da vacina.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo