CartaExpressa
Padre Júlio Lancellotti vence processo contra Bolsonaro
Juiz concluiu que proferir críticas que não extrapolam os limites do respeito e da tolerância, não geram dano moral
O juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 7ª vara Cível do Rio de Janeiro, negou pedido de indenização, por danos morais, de Jair Bolsonaro contra o padre Júlio Lancellotti.
De acordo com o site Migalhas,” a ação apresentada pelo presidente foi motivada por um vídeo divulgado pelo padre, em 2017, no qual afirmou ser impressionante que o então candidato à presidência reunisse tantos seguidores apesar de seus posicionamentos homofóbicos e violentos”.
Na decisão, o magistrado concluiu que proferir críticas que não extrapolam os limites do respeito e da tolerância, não geram dano moral.
Veja o processo: 0012455-54.2017.8.19.0209 e a decisão.
Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.