CartaExpressa
Pacheco perdeu votos na comparação com a eleição de 2021; veja os números
Na primeira vez, o pessedista havia disputado o posto com Simone Tebet
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conquistou a reeleição nesta quarta-feira 1º com 49 votos, ante 32 do seu oponente, Rogério Marinho (PL-RN). São oito votos a menos do que em sua vitória de 2021.
Quando se elegeu pela primeira vez, Pacheco obteve 57 votos, contra 21 de Simone Tebet (MDB-MS). À época, três senadores haviam optado por não votar.
Na eleição à presidência do Senado, os 81 parlamentares da Casa têm direito ao voto. A maioria absoluta é de 41 senadores. Quando o número foi alcançado, o triunfo de Pacheco foi declarado.
Com a vitória, Pacheco comandará o Senado por mais dois anos e impedirá que um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegue ao cargo.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
AGU pede o banimento de Wallace do esporte olímpico após mensagem sobre tiros em Lula
Por Camila da Silva
Extrema-direita toma posse na Câmara e promete ‘guerra’ contra Lula
Por CartaCapital



