CartaExpressa
Pablo Marçal se encontra com Bolsonaro em busca de apoio nas eleições em São Paulo
Coach teria recebido a ‘medalha Bolsonaro’, com os dizeres ‘imbrochável, imorrível e incomível’, das mãos do ex-capitão; aproximação pode minar apoio do PL a Nunes


O coach Pablo Marçal (PRTB), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, nesta terça-feira 4. A reunião marca o início de uma tentativa de aproximação de Marçal com o ex-capitão.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, que registrou detalhes do encontro, Marçal, além de conversar com Bolsonaro, teria recebido uma ‘medalha’ do ex-capitão. O item tem os dizeres “imbrochável, imorrível e incomível” e é distribuído a aliados do ex-presidente.
Ao jornal, Marçal comemorou o recebimento do item e revelou tentar uma aproximação com o político da extrema-direita há ‘alguns anos’.
O coach não revelou, porém, detalhes da conversa, mas sinalizou que teria pedido o apoio de Bolsonaro para sua candidatura em São Paulo. Nas declarações, se limitou a dizer que, ‘com certeza’, Bolsonaro não apoiará Ricardo Nunes (MDB).
“Não tem chance de Bolsonaro apoiar Nunes. É zero possibilidade. Antes ela era alta. Bolsonaro é um cara que tem o princípio declarado, conservador, Nunes não tem nada parecido com isso. O que eu tenho certeza é que o PL sim quer de alguma forma estar na chapa tendo um vice, mas Bolsonaro tem absoluta certeza que não apoiaria ele”, disse Marçal.
Por enquanto, o ex-capitão ainda não se posicionou enfaticamente em favor do emedebista, mas já se encontrou com o prefeito e teria dado aval para a formação de uma chapa MDB-PL.
Bolsonaro não forneceu comentários sobre o encontro com Marçal e também não confirmou a entrega da ‘medalha’ ao coach. O PL também não prestou esclarecimentos sobre a aproximação do seu presidente de honra com o pré-candidato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PRTB nomeia Pablo Marçal como presidente de honra e oficializa pré-candidatura do coach em SP
Por CartaCapital
Atlas: em São Paulo, Boulos tem 17 pontos à frente de Nunes; Marçal empata com Tabata
Por CartaCapital
PF reuniu provas de que Bolsonaro tinha conhecimento sobre a venda ilegal de joias nos EUA, diz jornal
Por CartaCapital
Malafaia sugere que Tarcísio trabalha para manter Bolsonaro inelegível em 2026
Por CartaCapital