CartaExpressa
Otto Alencar a Araújo: ‘Nunca pensei que o País tivesse tanta vaga para charlatão’
O senador do PSD criticou os defensores de medicamentos ineficazes contra a Covid e despertou a ira de governistas


O senador Otto Alencar (PSD-BA) fez uma dura crítica aos defensores de medicamentos ineficazes no combate à Covid-19, durante depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo à CPI da Covid.
“O senhor dava as declarações para agradar o presidente da República. É preciso corrigir essa falta de verdade, essa briga permanente contra a verdade dos fatos, da ciência na sua integralidade, da honestidade do médico no tratamento com as pessoas. Nunca pensei, médico que sou, que o meu País tivesse tanta vaga para charlatão, receitando medicamento que não tem eficácia nenhuma para a doença, tipo hidroxicloroquina”.
Na sequência, o senador governista Eduardo Girão saiu em defesa da hidroxicloroquina e atacou Alencar. “O senhor está sendo mentiroso, mentiroso”, bradou.
Assista à sessão ao vivo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘O senhor é um negacionista compulsivo’, diz Katia Abreu a Araújo na CPI da Covid
Por CartaCapital
Na CPI, Kátia Abreu lista ataques de Araújo a China, OMS e Biden: ‘O senhor colocou o Brasil na irrelevância’
Por Leonardo Miazzo