CartaExpressa
Os temas do encontro de Lula com o primeiro ministro da Rússia em Brasília
Mikhail Mishustin também participou da 8ª reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, ao lado de Geraldo Alckmin
O presidente Lula (PT) se reuniu, nesta quinta-feira 5, com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, para tratar de temas da agenda bilateral e global.
O encontro, no Palácio do Itamaraty, ocorreu após Mishustin participar da 8ª reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Lula e Mishustin concordaram sobre o potencial ainda pouco explorado do comércio bilateral, cujas cifras, segundo eles, não espelham o tamanho das duas economias. O petista insistiu na importância de manter um mecanismo de acompanhamento das iniciativas acertadas, a fim de que elas produzam resultados mais rápidos e benefícios concretos para os dois países.
Segundo o Palácio do Planalto, os dois também discutiram temas da agenda internacional, ocasião em que Lula ressaltou a urgência em adotar ações para fortalecer o multilateralismo — no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumo, coloca em xeque as instituições multilaterais.
Ao repercutir a reunião, a agência russa Tass destacou que o Brasil é o principal parceiro comercial de Moscou na América Latina, além de um importante fornecedor de produtos agrícolas. Mencionou também o interesse de administrações regionais como as de Moscou e São Petersburgo em ampliar o diálogo com estados brasileiros. “Seus laços com Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo são estáveis e multifacetados”, destacou o veículo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A nova pesquisa Quaest sobre a eleição para presidente — sem Tarcísio de Freitas
Por CartaCapital
Trump pede um tratado nuclear novo e modernizado entre EUA e Rússia
Por AFP
Fim de tratado Novo START entre EUA e Rússia traz temores de nova era de proliferação nuclear
Por RFI


