CartaExpressa
Os próximos cortes da prometida reforma administrativa de Tarcísio em São Paulo
Na Fiesp, o governador prometeu mais privatizações e ‘digitalização’
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou na quarta-feira 31, que irá propor aos deputados estaduais uma nova etapa da reforma administrativa, que consiste na extinção de órgãos estaduais e agências,
“O nosso principal desafio é o fiscal. Para investir mais, precisa ter mais dinheiro e para ter mais dinheiro precisa de dois movimentos: tem que diminuir a despesa, diminuir custeio e aumentar a arrecadação, mas sem aumentar impostos”, disse o governador, em evento na Fiesp.
“Estamos fazendo a extinção de cargos e vamos fazer a extinção de órgãos, porque chega um determinado ponto que a gente tem que se perguntar o porquê desse órgão existir, o que essa agência produz. E quando a gente vai responder, essa agência não produz nada”, afirmou Freitas aos empresários.
Nessa nova etapa, o governador também prometeu mais privatizações e afirmou que a primeira a ser concluída será a da Empresa Metropolitana de Águas e Energia, a EMAE, prevista para o mês de abril. Em seguida, a privatização da Sabesp.
O governador aposta na automação para cortar gastos. “Os países que mais estão crescendo são os países que mais estão investindo em governo digital, que estão digitalizando mais rápido”, afirmou. “Na Índia, tem um ministério dedicado a isso. Então nós vamos digitalizar mais atividades e assim conseguimos diminuir custeio”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Estabilidade de servidores será mantida em reforma administrativa, diz ministra da Gestão
Por André Lucena
A reforma administrativa ideal para o Brasil, segundo Fernando Haddad
Por CartaCapital
Após a tributária, Lira volta as atenções para a reforma administrativa: ‘É a que falta’
Por Camila da Silva


