CartaExpressa
Os processos de privatização na mira do governo de transição
As recomendações constam do relatório entregue a Lula por Geraldo Alckmin


O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) entregou ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quinta-feira 22, o relatório final do Gabinete de Transição. São 100 páginas dedicadas a traçar um panorama sobre diversas áreas após quatro anos de Jair Bolsonaro (PL) no poder.
Os processos de privatização em andamento fazem parte de um dos capítulos do documento. O Gabinete de Transição recomenda interromper os planos a envolver as seguintes empresas:
- Petrobras;
- Correios;
- Empresa Brasil de Comunicação, a EBC;
- Nuclebras Equipamentos Pesados, a Nuclep;
- Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural, a PPSA;
- e Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab.
“A proposta é de revisão da lista de empresas que se encontram em etapas preparatórias e ainda não concluídas de processos de desestatização. Sugere-se que o presidente da República edite despacho orientando os Ministérios responsáveis”, diz o documento.
Na quinta-feira 22, o futuro ministro de Portos e Aeroportos Márcio França (PSB) afirmou que o leilão do Porto de Santos será cancelado. Ele declarou que o novo governo pretende manter a estrutura da autoridade portuária que administra o maior terminal da América Latina.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os nomes do PT do Rio Grande do Sul cotados para o governo Lula
Por Alisson Matos
Racha no MDB pode levar Simone Tebet, que se reúne hoje com Lula, ao Ministério das Cidades
Por Agência O Globo
Simone Tebet será ministra do Meio Ambiente ou do Planejamento, diz Lula ao MDB
Por Leonardo Miazzo