CartaExpressa
Os pontos positivos e negativos do governo Lula, segundo o Datafolha
A atenção aos povos indígenas registrou o maior número de menções positivas
Pesquisa Datafolha divulgada no sábado 1°, que mostra aprovação de 38% dos brasileiros, indica também as áreas em que a gestão petista tem ido melhor.
De acordo com o levantamento, publicano no jornal Folha de S.Paulo, a atenção aos povos indígenas registrou o maior número de menções positivas (16%). Na sequência, aparecem combate à miséria (12%), cultura (8%) e promoção da igualdade racial (7%).
Por outro lado, a economia foi a área pior avaliada (15%). Em seguida, surgem saúde e a segurança pública (12%), e combate ao desemprego e à corrupção (10%).
A pesquisa ainda revelou que 50% dos entrevistas acreditam Lula fará um governo ótimo ou bom. Outros 27% apostam em regular e 21% no ruim ou péssimo.
Para chegar aos resultados, o Datafolha entrevistou 2.028 eleitores entre quarta-feira 29 e quinta-feira 30 em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



