CartaExpressa

Os novos sorteados para relatar processo contra Janones na Câmara

Os três deputados sorteados inicialmente se retiraram da lista no Conselho de Ética

Os novos sorteados para relatar processo contra Janones na Câmara
Os novos sorteados para relatar processo contra Janones na Câmara
Audiência Pública - Inteligência artificial e as mudanças na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Dep. André Janones (AVANTE-MG) - Mario Agra / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Fabio Schiochet (União-SC), sorteou nesta terça-feira 19 três nomes para relatar a representação contra o deputado André Janones (Avante-MG). O relator será escolhido a partir de uma lista tríplice com Delegado Fabio Costa (PP-AL), Acácio Favacho (MDB-AP) e Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE).

No início de agosto, o Conselho havia sorteado outros três deputados para a relatoria: Julio Arcoverde (PP-PI), AJ Albuquerque (PP-CE) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR). Eles, porém, solicitaram a retirada de seus nomes da lista.

Janones é acusado de proferir manifestações gravemente ofensivas, de baixo calão e provocativas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Segundo os critérios para escolha, o relator não pode ser do mesmo estado ou do mesmo partido do representado ou da legenda autora da representação. O processo em análise partiu da Mesa Diretora.

André Janones já recebeu uma pena de suspensão do mandato por três meses, válida até 12 de outubro. Ele é alvo de outras cinco representaçõesno Conselho de Ética, todas de autoria do PL.

(Com informações da Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo