CartaExpressa
Os índices de aprovação do governo Lula, segundo pesquisa Ipespe/Febraban
O levantamento também mediu o otimismo da população sobre os próximos meses
O governo Lula (PT) é classificado como bom ou ótimo por 40% dos brasileiros, aponta uma pesquisa Ipespe/Febraban divulgada nesta terça-feira 28. 28% dizem que a gestão é ruim ou é péssima, enquanto 27% a veem como regular e 5% não responderam.
51% dizem aprovar o governo, ante 36% que o desaprovam e 13% que não responderam. A aprovação, conforme o levantamento, é mais expressiva entre os jovens de 18 a 24 anos (58%).
A pesquisa ainda mostra que 49% dos brasileiros acreditam que o governo Lula será bom ou ótimo no restante de 2023, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a dezembro. Para 25% (eram 31%), ele será ruim ou péssimo e para 21% (eram 16%) será regular.
Ipespe/Febraban também capturou uma dimensão pessoal e familiar. 73% dos brasileiros acreditam que a vida vai melhorar em 2023 (eram 74% em dezembro). O otimismo se mantém acima de 60% em todos os recortes sociodemográficos.
55% apostam, por fim, que o Brasil vai melhorar neste ano, uma oscilação negativa de 2 pontos em relação a dezembro.
O instituto entrevistou 2.000 pessoas de todas as regiões do País entre 4 e 14 de fevereiro. A margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95,5%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Vitória de Lula foi indesejada, mas infelizmente aconteceu’, disse comandante do Exército, dias antes de assumir o posto
Por CartaCapital
Lula apela contra o negacionismo: ‘Tomar vacina é um gesto de responsabilidade’
Por Wendal Carmo
O primeiro tropeço do governo Lula
Por Milton Rondó



