CartaExpressa
Os índices de aprovação a Lula na Bahia e em Pernambuco, segundo nova pesquisa Quaest
De acordo com o levantamento, a aprovação do governo federal é maior do que as registradas pelos dois governos estaduais
O governo Lula (PT) tem aprovação de 73% entre os eleitores de Pernambuco e de 69% entre o eleitorado da Bahia, segundo dados de uma nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira 31.
A aprovação do governo federal, nos dois casos, é maior do que a aferida em relação aos governos estaduais. Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem 53% de aprovação. Já na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é aprovado por 63%.
Ainda de acordo com a Quaest, o governo Lula soma apenas 29% de desaprovação na Bahia e 27% em Pernambuco. Os índices, novamente, são melhores do que os políticos responsáveis pelo Executivo nos dois estados. O governador petista tem 32% de reprovação, enquanto a tucana soma 42%.
Lula também acumula avaliação positiva nos dois estados monitorados. Para 47% dos eleitores baianos, o trabalho da atual gestão federal pode ser classificado como ‘positivo’. O percentual que faz essa afirmação sobre o governo petista em Pernambuco é de 52%.

A aprovação do governo nos dois estados é o resultado mais positivo alcançado por Lula em uma série de levantamentos estaduais produzidos pela Quaest ao longo dessa gestão do Planalto. Em pesquisa realizada em abril, Lula alcançou índices de aprovação de 52% em Minas Gerais; 50% em São Paulo; 49% em Goiás; e 44% no Paraná. Veja o comparativo:

Para a pesquisa desta quarta, a Quaest entrevistou 900 eleitores na Bahia e 702 eleitores em Pernambuco. As entrevistas foram realizadas entre os dias 25 e 28 de julho e os levantamentos têm margem de erro de 3,3 e 3,7 pontos percentuais, respectivamente. O nível de confiança da pesquisa, que foi contratada pela consultoria Genial Investimentos, é de 95%.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula sanciona Dia Nacional do Funk: ‘Muito mais do que um gênero musical’
Por Caio César
Lula visita o Pantanal, que vive crise histórica por incêndios
Por André Lucena
A pauta do telefonema entre Lula e Keir Starmer, o novo primeiro-ministro do Reino Unido
Por CartaCapital
Idade de Lula não será um problema em 2026, apontam brasileiros em nova pesquisa
Por CartaCapital



