CartaExpressa
Oposição já se articula para chamar Lewandowski a audiência na Câmara
O futuro ministro da Justiça só tomará posse em 1º de fevereiro


Parte da oposição bolsonarista na Câmara dos Deputados prepara um convite a Ricardo Lewandowski, futuro ministro da Justiça, para uma audiência na Comissão de Segurança Pública.
O requerimento deve partir do presidente do colegiado, deputado Sanderson (PL-RS), no início do ano legislativo, em fevereiro. Um dos objetivos é questionar Lewandowski sobre medidas para combater o crime organizado.
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, porém, só tomará posse no novo cargo em 1º de fevereiro. Por enquanto, Flávio Dino segue como o chefe da pasta de Justiça e Segurança Pública.
Diante de um convite da comissão, Lewandowski não seria obrigado a comparecer. Caso ele se recuse a participar da sessão, no entanto, os bolsonaristas tendem a transformar o requerimento em convocação, o que tornaria obrigatória a presença do futuro ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lewandowski define chefe de gabinete e começa a montar equipe na Justiça
Por CartaCapital
As primeiras pistas de Lewandowski sobre como será sua gestão no Ministério da Justiça
Por CartaCapital
Com Lewandowski no governo, Lula não separará Justiça e Segurança Pública
Por Leonardo Miazzo