CartaExpressa
Operação Hefesto: Lira diz bancar suas despesas com renda de agropecuarista e deputado
Investigação da PF sobre assessor do presidente da Câmara identificou 11 pagamentos para ‘Arthur’, segundo revista
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), divulgou uma nota neste domingo 25 na qual afirma que sua movimentação financeira “tem origem nos seus ganhos como agropecuarista e da remuneração como deputado federal”.
A manifestação ocorreu após a revista piauí publicar detalhes sobre o material obtido pela Polícia Federal na Operação Hefesto, a incluir um caderno-caixa com detalhes sobre saldos, repasses, destinatários e datas. Um dos destaques é o nome “Arthur”, que aparece onze vezes, acompanhado dos maiores valores, a somarem 265 mil reais.
Os agentes realizaram uma operação de busca e apreensão, no início de junho, nos endereços de Luciano Cavalcante, antigo assessor do presidente de Lira, e de Wanderson Ribeiro Josino de Jesus, motorista do aliado do deputado. O caderno-caixa foi apreendido na residência de Jesus, segundo a reportagem.
As anotações manuscritas se referem a abril e maio deste ano. 28 de abril é o dia com os principais repasses para “Arthur”, descritos como:
- 6 026,87 reais para “carro Arthur”;
- 844,47 para “Pix almoço […] Arthur”;
- 29 200 reais em favor de “Djair = Arthur”; e
- 100 mil reais para “Arthur”.
Segundo a piauí, investigadores da PF também suspeitam haver uma menção à mãe de Lira nos manuscritos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Investigação da PF sobre assessor de Lira identifica 11 pagamentos para ‘Arthur’, diz revista
Por CartaCapital
STF tem maioria para manter suspensa ação movida por Lira contra Renan
Por Wendal Carmo
Aras, o procurador-geral, sai em socorro de Lira, o enrolado
Por André Barrocal


