CartaExpressa
Operação da PF contra Ciro mostra que o lavajatismo continua presente, diz advogado de Lula
Para Cristiano Zanin Martins, a ação da PF buscou o espetáculo e não apresentou qualquer justificativa


A operação deflagrada pela Polícia Federal na última quarta-feira 15 contra o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, indica a manutenção do lavajatismo em alguns setores do sistema brasileiro de Justiça. A avaliação é do advogado Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente Lula.
“O que vimos foi uma operação que buscou criar, perante a opinião pública, uma ação espetaculosa, relacionada a supostos fatos ocorridos há muitos anos, o que não tem qualquer justificativa”, disse Zanin em entrevista a CartaCapital.
O advogado avalia que a decisão da cúpula da PF de barrar a tradicional entrevista coletiva pós-operação é positiva, já que esse expediente “não faz o menor sentido”.
“Se existe algo a ser investigado ou alguma acusação a ser feita, isso deve ocorrer nos autos do processo, não em uma entrevista coletiva, como estava acontecendo no nosso País, de forma totalmente indevida, ao longo dos últimos anos.”
A íntegra da entrevista com Cristiano Zanin Martins, sobre as vitórias judiciais de Lula, a entrada de Sergio Moro e Deltan Dallagnol na política e o lavajatismo no sistema de Justiça será publicada nos próximos dias no site de CartaCapital.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro agradece a Lula e Dilma por apoio depois de ação da PF: ‘Democratas têm de se proteger’
Por CartaCapital
Parte da Polícia Federal se entregou a Bolsonaro, diz Ciro: ‘Só a influência e a podridão explicam”
Por Getulio Xavier