CartaExpressa
Onze partidos fecham posição contra voto impresso
A reunião ocorreu de forma virtual e colocou lado a lado legendas da base do governo e siglas independentes


Presidente de onze partidos se reuniram neste sábado 26 para fechar posição contra a proposta de voto impresso que tramita na Câmara dos Deputados. A reunião ocorreu de forma virtual e colocou lado a lado legendas da base do governo e siglas independentes. A informação é do portal Poder360.
Estiveram reunidos os presidentes do Avante, Cidadania, DEM, MDB, PL, PP, PSD, PSDB, PSL, Republicanos e Solidariedade. A posição definida pelo grupo é em favor do atual sistema com a urna eletrônica.
Roberto Freire, presidente do Cidadania, em entrevista ao portal, resumiu a decisão do grupo: “Somos a favor da manutenção do sistema atual, não é ser contra o voto impresso. Mas não tem porque mudar o sistema. Quem defende alterar está querendo perturbar”.
Os partidos ainda devem procurar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para formalizar o apoio ao sistema.
Voto impresso
O voto impresso é uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro. A expectativa do Palácio do Planalto é de que a proposta seja aprovada logo no Congresso.
Nas últimas semanas, o presidente tem ampliado sua defesa pública ao modelo. A alegação é de que o atual sistema de urna eletrônica seria uma fraude e representaria riscos para as eleições de 2022.
Bolsonaro já disse em diversas ocasiões ter provas das fraudes, mas até o momento nada mostrou. Nesta quinta-feira 24, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estipulou o prazo de 10 dias para que o presidente explique as declarações recentes e novas alegações de fraudes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.