CartaExpressa

Onyx, ministro de Bolsonaro, diz que lockdown não funcionaria porque formigas e pulgas poderiam transmitir o coronavírus

Afirmações do bolsonarista, entretanto, não encontram qualquer respaldo científico; especialistas apontam a urgência do lockdown

ONYX LORENZONI. FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni (DEM), disse nesta quinta-feira  25 que o lockdown não funciona para conter a disseminação da Covid-19. Segundo ele, não é possível confinar os insetos, que poderiam transmitir o vírus.

“Alguém consegue impedir que nas áreas urbanas o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, eles se locomovam? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É óbvio que não. E todos eles transportam o vírus, não são contaminados, mas podem transportar o vírus. Podem, é uma possibilidade”, afirmou o ministro de Jair Bolsonaro em entrevista à rádio Jovem Pan.

As declarações de Onyx, entretanto, não encontram qualquer respaldo científico. Especialistas alertam para a urgência do confinamento para reduzir o contágio pelo novo coronavírus e desafogar os sistemas de saúde.

Além disso, a Fundação Oswaldo Cruz informa em seu site que, “até o momento, não foi documentada a transmissão do novo coronavírus por moscas ou outros insetos”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar