CartaExpressa,Mundo,Política

ONU pede que Brasil receba migrantes do Haiti acampados entre EUA e México

ONU pede que Brasil receba migrantes do Haiti acampados entre EUA e México

Haitianos atravessam o Rio Grande em direção aos Estados Unidos. Foto: Paul Ratje/AFP

Haitianos atravessam o Rio Grande em direção aos Estados Unidos. Foto: Paul Ratje/AFP

A Organização Internacional para as Migrações, órgão das Nações Unidas, solicitou ao Brasil que receba migrantes do Haiti acampados na fronteira dos Estados Unidos com o México, informou nesta sexta-feira 24 a agência Reuters.

Cerca de 15 mil pessoas passaram a acampar no local após tentarem entrar nos Estados Unidos. As travessias na divisa chegaram nos últimos meses aos níveis mais altos em 20 anos.

A OIM pediu que o Brasil acolha haitianos que tenham um filho brasileiro ou que tenham passado por território brasileiro antes de chegar ao México. Segundo o Itamaraty, o tema foi discutido em conversas com autoridades estrangeiras e está sendo analisado conforme a legislação.

Na quinta-feira 23, o diplomata Daniel Foote, enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti, pediu demissão e chamou a abordagem política de Joe Biden para o país de “profundamente falha” e de “desumana e contraproducente”. Foote também afirmou que suas propostas foram rejeitadas pela Casa Branca, mas o Departamento de Estado negou a acusação.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem