CartaExpressa
Ônibus com time de futebol americano de Curitiba tomba na Serra das Araras (RJ); três morrem
Atletas do Coritiba Crocodiles viajavam para uma partida contra o Flamengo Imperadores, no Rio de Janeiro


Um acidente com o ônibus que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles, de Curitiba (PR), deixou três mortos e, pelo menos, 11 feridos. O veículo tombou, neste sábado 21 por volta das 10 horas, durante a descida da Serra das Araras, em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro.
O time estava a caminho do Rio para uma partida contra o Flamengo Imperadores, válida pelo campeonato brasileiro da modalidade. O jogo foi cancelado.
As vítimas fatais, segundo um boletim da CCR RioSP, que administra a via, são jogadores do time. O mais jovem tem apenas 19 anos e o mais velho 44.
Dos 11 feridos, sete tiveram ferimentos leves e quatro moderados. Todos já foram levados para hospitais no Rio de Janeiro. Os demais ocupantes do veículo – eram 45 no total – estão sendo avaliados e atendidos no local do acidente.
O local onde ocorreu o tombamento (km 225) está parcialmente bloqueado para o atendimento das vítimas. Há transito de, pelo menos, 9 quilômetros na região.
Em nota, o Coritiba Crocodiles confirmou três mortes e disse ter recebido a notícia com ‘consternação’.
“Estamos acompanhando de perto a situação e dando o suporte necessário às pessoas feridas e suas famílias”, escreveu a agremiação. “Diante dessa tragédia, todos os nossos esforços estão concentrados em apoiar os membros da equipe e seus entes queridos”, completou mais adiante a equipe.
Ver essa foto no Instagram
O Coritiba Crocodiles foi fundado em 2003 e é uma das equipes mais tradicionais na prática de futebol americano no Brasil. O time é tetracampeão brasileiro da modalidade, tendo conquistado seu mais recente título nacional em 2022. No estado, o ‘Croco’, como é conhecido, foi campeão por 11 vezes. O time tem parceria com o clube de futebol Coritiba, que lamentou o ocorrido e disse estar ‘colaborando conforme as necessidades são apresentadas’ após o acidente.
Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) manifestou “suas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como à equipe Coritiba Crocodiles”. A organização, responsável pelo campeonato que o time disputaria neste sábado, informou, ainda, que ‘acompanha de perto os desdobramentos’ do caso.
O Flamengo Imperadores, adversário dos curitibanos na partida, também lamentou o acidente via publicação nas redes sociais.
“Estamos concentrando todos os esforços em apoiar os nossos irmãos do Coritiba Crocodiles nesse momento difícil e estamos em contato direto com a diretoria da equipe”, anotou. “O Flamengo Imperadores decreta luto oficial de 3 dias.”
Ver essa foto no Instagram
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.