CartaExpressa
ONG vai à Justiça contra presidenciável do MBL por criticar ‘favelagem’ em anúncio da Nike
Para entidade, as declarações de Renan Santos têm carga preconceituosa, estigmatizante e aporofóbica
A Associação Favela.ong protocolou, nesta quarta-feira 25, uma interpelação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o pré-candidato à Presidência Renan Santos (Missão), que criticou o que chamou de “favelagem” no vídeo divulgado pela Nike para anunciar a nova camisa amarela da Seleção Brasileira.
Renan publicou no Instagram um vídeo no qual reagiu à peça publicitária — marcada por cenas em uma favela — dizendo que “a Nike resolveu humilhar o Brasil novamente”.
“Nós não devemos gostar da favela. Favela é uma porcaria”, afirmou o presidenciável do partido ligado ao MBL, que também chamou o atacante de Vinicius Júnior de “chorão”. Em outra postagem, no X, Renan compartilhou o anúncio da Nike e ironizou: “Parabéns por mais essa favelagem”.
A representação da ONG presidida por Carol Souza pede que o pré-candidato seja intimado a prestar esclarecimentos sobre suas declarações, em até 48 horas, e informar se deletará o vídeo de seus perfis e fará uma retratação pública.
“As manifestações do interpelado revelam um padrão discursivo que ultrapassa a mera discordância ou crítica pontual com a produção audiovisual da Nike, assumindo caráter reiterado de desqualificação de espaços sociais e de seus habitantes, com evidente carga preconceituosa, estigmatizante e de cunho aporofóbico, circunstância que enseja a presente medida para fins de esclarecimento e responsabilização no âmbito jurídico”, sustenta a entidade, representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Cunha.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF tende a derrubar decisão de Mendonça que prorroga a CPMI do INSS
Por Maiara Marinho
Ministro diz que seleção do Irã não vai participar da Copa
Por CartaCapital


