CartaExpressa
Ômicron representa quase a totalidade dos casos de Covid no País
Levantamento também mostra que o número de estados com indicação da Ômicron passou de 9 para 18 e o de municípios, de 80 para 191


A variante Ômicron já corresponde à quase totalidade dos testes de Covid-19 positivo no País. Entre 2 a 8 de dezembro, um estudo coordenado pelo Instituto Todos pela Saúde analisou mais de 8 mil testes RT-PCR feitos nas redes de laboratório e constatou que dos 3.212 testes positivos, 3.171 (98,7%) eram de infecções causadas pela nova variante.
A análise também permitiu verificar que, em comparação com o levantamento anterior, que analisou dados de 26 de dezembro a 1° de janeiro, o número de estados com indicação da Ômicron passou de 9 para 18 e o de municípios, de 80 para 191.
Também ficou evidente o aumento do número de casos de Covid entre a última semana de 2021 e a primeira de 2022, via positividade nos exames que passou de 13,7% para 39,5%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.