CartaExpressa
Olavo de Carvalho deixa o Brasil ‘à francesa’ após ser intimado pela PF, diz jornal
‘Estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos. Eu não ia perder essa oportunidade’, disse o guru bolsonarista


O escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho deixou o Brasil dias após ser intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento no Inquérito das Milícias Digitais, que tramita no Supremo Tribunal Federal.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a intimação foi oficializada em 9 de novembro, dia em que a defesa de Olavo disse aos investigadores que ele estava em tratamento de saúde.
Exatamente uma semana depois, porém, o escritor de extrema-direita publicou um vídeo em seu canal no YouTube, já nos Estados Unidos.
“Eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos. Eu não ia perder essa oportunidade”, afirmou Olavo na gravação. “A coisa foi tão rápida que eu não pude nem me despedir do pessoal do hospital onde eu estava.”
“Me desculpem pela saída muita rápida, o pessoal chama de ‘saída à francesa’. Não fui escondido de ninguém, simplesmente foi: ‘Embarque agora ou esqueça, não vai ter outro voo para você”, finalizou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lewandowski abre inquérito contra a bolsonarista Bia Kicis por racismo
Por CartaCapital
Bolsonaro se irrita com comparações entre viagens dele e de Lula
Por CartaCapital
Em turnê pela Europa, Lula encontra aliados contra o ‘pária’ Bolsonaro
Por AFP