CartaExpressa

‘OAB da Medicina’ é aprovada em comissão do Senado e vai à análise da Câmara

A criação do chamado Profimed ganhou força após os resultados desanimadores da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed

‘OAB da Medicina’ é aprovada em comissão do Senado e vai à análise da Câmara
‘OAB da Medicina’ é aprovada em comissão do Senado e vai à análise da Câmara
O relator, senador Dr. Hiran, apresentou um substitutivo ao projeto do senador Astronauta Marcos Pontes - Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, nesta quarta-feira 25, um projeto de lei que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed), que ficou conhecido como “OAB da Medicina”, em referência à prova feita por bacharéis em Direito, e busca tornar a aprovação obrigatória para o exercício da medicina no Brasil.

Por tramitar em caráter terminativo, o texto relatado por Dr. Hiran (PP-RR), em tese, deve seguir direto para análise da Câmara.

Entretanto, o líder do PT na Casa, Rogério Carvalho (SE), disse a jornalistas após a votação que apresentará um requerimento para que a proposta seja submetida ao conjunto de senadores. No ano passado, o petista apresentou um relatório alternativo ao projeto, mas o parecer foi rejeitado.

A criação do Profimed ganhou força após os resultados desanimadores da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed. Ao todo, 30% dos mais de 300 cursos avaliados pelo Ministério da Educação foram reprovados após obter notas “1” e “2” em uma escala até 5.

Proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o exame busca avaliar as competências profissionais e éticas de egressos de medicina de forma semestral. A prova será coordenada, regulamentada e aplicada pelo Conselho Federal de Medicina. Ao longo da tramitação, parlamentares governistas defenderam que esta fosse uma competência do Ministério da Educação.

Pelo desenho final, o MEC só entraria no assunto em uma comissão de apoio a ser criada pelo CFM. O colegiado também seria composto por representantes do Ministério da Saúde.

A proposta também cria regras para a ampliação de novas vagas na residência médica, a fim de garantir que médicos recém-formados se especializem. A pasta de Camilo Santana e a Saúde deverão apresentar um plano conjunto para atingir a proporção mínima de 0,75 vaga por egresso até 2035.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo