CartaExpressa
O único prefeito eleito pelo PRTB, de Pablo Marçal, neste domingo
Em São Paulo, o ex-coach fracassou em sua tentativa de chegar ao segundo turno


O PRTB, partido do candidato derrotado em São Paulo Pablo Marçal, elegeu apenas um prefeito no Brasil neste domingo 6. Trata-se de Clodoalvo Alves, o “Ginao da Saúde”, em Nova Brasilândia d’Oeste, no interior de Rondônia. O município tem cerca de 16,5 mil habitantes.
O postulante do PRTB recebeu 42,11% dos votos válidos, ante 36,45% de Maria Rezende (União). Não há segundo turno na cidade.
Marçal, por sua vez, terminou a disputa em São Paulo na terceira colocação, com 28,14% dos votos. Disputarão o segundo turno na capital paulista Ricardo Nunes (MDB), com 29,48%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 29,07%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com tensão voto a voto, São Paulo terá segundo turno entre Boulos e Nunes
Por CartaCapital
Boulos chama ao diálogo e defende coalizão que ‘livrou o Brasil do autoritarismo’
Por CartaCapital
Logo após o primeiro turno, Tabata anuncia apoio a Boulos contra Nunes em São Paulo
Por CartaCapital
Nunes cola em Tarcísio, minimiza Bolsonaro e tenta ligar Boulos a ‘desordem’
Por CartaCapital