CartaExpressa
O relato de Moraes sobre a alienação dos presos do 8 de Janeiro: ‘É assustador’
A declaração foi dada em palestra na Fundação FHC


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relatou na última sexta-feira 31 um dos encontros que teve com os presos após os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. A declaração foi dada em palestra na Fundação FHC, de acordo com o jornal O Globo.
“Eu fui no presídio com a ministra Rosa (Weber). Há várias pessoas alienadas, que acham que não fizeram nada, que era liberdade de manifestação”, disse o magistrado. “Uma delas chegou a dizer que estava passando por perto, viu [o ato de depredação] e aí ela ia orar e Deus disse para ela se refugiar embaixo da mesa do presidente do Senado. Só por causa disso ela entrou. É um negócio assustador”.
Na última semana, o ministro decidiu manter a prisão de Marcelo Fernandes Lima, bolsonarista que furtou uma réplica da Constituição Federal de 1988 durante o ataque golpista.
Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República, a afirmar que Lima exerceu “grande influência” sobre os demais invasores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.