CartaExpressa
O que Bolsonaro dizia sobre Milton Ribeiro antes da prisão
Presidente defendia o ex-ministro e afirmou que colocaria a cara no fogo por ele


O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que foi preso com pastores lobistas nesta quarta-feira 22, teve respaldo do presidente Jair Bolsonaro (PL) logo após explodirem as suspeitas de crimes na liberação de recursos do Ministério da Educação para prefeituras.
Em março, em transmissão ao vivo em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que Ribeiro era vítima de uma covardia.
“O Milton, coisa rara de eu falar aqui. Eu boto minha cara no fogo pelo Milton, minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia com ele”, declarou o presidente à época.
Na ocasião, o ex-capitão exaltou a atuação de Ribeiro no MEC e disse que o caso havia sido encaminhado para investigação antes da divulgação dos áudios.
Na manhã desta quarta, Ribeiro e os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos foram alvo de busca e apreensão. A operação foi autorizada pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal e apura crimes como corrupção e tráfico de influência. A investigação teve início no Supremo Tribunal Federal, mas foi enviada à primeira instância depois que o ex-ministro deixou o cargo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.