CartaExpressa
O próximo alvo da CPMI do INSS
Abraão Lincoln Ferreira da Cruz entrou na mira dos parlamentares após a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, da qual ele é presidente, ser citada nas investigações da PF
 
         
        O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, será o próximo investigado no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões a prestar depoimento à CPMI do INSS. A oitiva será na segunda-feira 3.
O gestor foi convocado a partir de oito requerimentos aprovados pelo colegiado. Ele entrou na mira da comissão de inquérito após a Polícia Federal citar a participação da CBPA na investigação sobre o esquema que fraudava aposentadorias. Tanto a confederação como Abraão Lincoln Ferreira da Cruz tiveram bens bloqueados, a partir da requisição da Advocacia-Geral da União.
A CPMI já aprovou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Abraão Lincoln e requereu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o envio de Relatório de Inteligência Financeira (RIF).
A entidade presidida por Ferreira da Cruz é citada nos requerimentos como “um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvelada pela Operação Sem Desconto”. O gestor, convém ainda registrar, já foi citado em outros depoimentos prestados à CPMI.
(Com informações de Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
 
                                            CPMI: ex-procurador nega envolvimento em fraudes e silencia sobre pressões
Por Agência Senado 
                                            Presidente da CPMI do INSS ameaça pedir prisão para convocados que adiarem depoimento
Por CartaCapital 
                                            Relator da CPMI do INSS desiste de visitar Bolsonaro
Por Wendal Carmo 
                                            INSS firma acordo com banco para devolução de mais de R$ 7 milhões a beneficiários
Por CartaCapital 
                                            Marcos do Val interrompe licença médica para participar da CPI do Crime Organizado
Por Wendal Carmo 
                                             
            


