CartaExpressa
O novo aceno de Bolsonaro a Kassab
‘Dono’ do PSD, o político do Centrão será figura importante no pleito em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez, nesta terça-feira 17, um novo aceno a Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. O ex-capitão entregou a Kassab uma ‘medalha 3i’. O item, que traz os dizeres ‘imbrochável, imorrível e incomível’, é dado por Bolsonaro apenas a aliados próximos.
A medalha foi entregue a Kassab em uma agenda em Presidente Prudente, interior de São Paulo, onde também estavam o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outros nomes do bolsonarismo do estado. O ex-presidente, no evento, também citou o PSD como “o maior partido depois do PL” e fez diversos elogios à sigla de “muita gente boa”.
‘Dono’ do partido o que se tornou uma verdadeira máquina eleitoral, Kassab será figura de peso nas eleições em 2026. O PSD, convém registrar, conta com ministérios no governo Lula (PT) ao mesmo tempo em que o próprio Kassab ocupa fileiras importantes do bolsonarismo, atuando desde 2023 como secretário de governo de Tarcísio em São Paulo.
Até aqui, apesar da presença nos ‘dois territórios’, o político do Centrão tem dado sinais de que pretende seguir um terceiro caminho e lançar uma candidatura própria ao Planalto.
O plano do PSD para 2026 é público e envolve, inclusive, movimentos para atrair ‘presidenciáveis’ para sua sigla nos últimos meses. A filiação mais recente é de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul que estava no PSDB. Raquel Lyra (PE), outra governadora recém-chegada à sigla, e Ratinho Jr. (PR), membro importante do PSD, também são citados constantemente como opções por Kassab.
Uma aliança com o bolsonarismo, porém, não está totalmente descartada e passa pela ideia de Kassab ser candidato ao governo de SP caso Tarcísio seja escolhido como ‘herdeiro’ de Bolsonaro na disputa nacional. Não seria totalmente inviável também uma reaproximação com Lula, que passaria, necessariamente, pela abertura de mais espaços para o PSD no governo federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O flerte de Kassab com candidatura ao governo de São Paulo em 2026
Por CartaCapital
O que pode tirar Tarcísio da corrida presidencial em 2026, segundo Gleisi e Kassab
Por André Barrocal
Os próximos passos do PSDB após o recuo na fusão com o Podemos
Por Wendal Carmo e Vinícius Nunes



