CartaExpressa
O medo dos brasileiros de perder o emprego pelo avanço da inteligência artificial, segundo pesquisa
O levantamento foi conduzido pelo Ipespe e encomendado pela Federação Brasileira de Bancos


Uma pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira 20 aponta que quatro em cada dez brasileiros têm medo de perder o emprego devido ao avanço da inteligência artificial. O levantamento foi encomendado pela Federação Brasileira de Bancos.
43% dos entrevistados disseram ter esse receio, ante 53% que não temem o desemprego em virtude de IA. 4% não sabem ou não responderam.
O receio é mais expressivo na faixa etária de 18 a 26 anos (52%). Há uma preocupação, por exemplo, entre pessoas que trabalham na área de tecnologia.
O medo da IA também é superior à média nos estratos com escolaridade até o fundamental (49%) e com renda de até dois salários mínimos (48%).
O Ipespe ouviu 3 mil pessoas de 18 anos ou mais nas cinco regiões brasileiras entre 1º e 7 de julho. A margem de erro estimada é de 1,8 ponto percentual, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.