CartaExpressa

‘O bom senso indica que devemos ter isso como um alerta’, diz Lula sobre atentado contra Cristina

Para o candidato do PT ao Planalto, todos os políticos devem ‘estar atentos à violência provocada por aqueles que não sabem viver democraticamente’

Cristina Kirchner e Lula. Fotos: Eitan Abramovich/AFP e AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Palácio do Planalto, afirmou que o “bom senso” sugere encarar o atentado contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como “um alerta”.

“Temos visto todo santo dia na imprensa uma insinuação, e quem faz insinuação pode cumprir o que está prometendo”, disse o petista em entrevista coletiva em São Luís (MA), nesta sexta-feira 2. “O atual presidente não está habituado a conviver democraticamente, a ouvir nenhum segmento da sociedade.”

Para Lula, todos os políticos devem “estar atentos à violência provocada por aqueles que não sabem viver democraticamente”.

Nesta sexta, em entrevista a CartaCapital, o ex-chanceler Celso Amorim fez uma avaliação do ataque contra Cristina semelhante à de Lula.

“É um alerta a toda América Latina”, resumiu. “Aqui no Brasil, houve ataque à caravana do Lula, ameaças de morte ao Lula. Como as pessoas fazem ameaça de morte a um ex-presidente impunemente e apenas pagam uma multa? É um sintoma muito ruim, além de ser um fato ruim em si. É um sintoma de uma doença social que se exprime no crescimento dessa extrema-direita.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar