CartaExpressa

O boletim médico de Lula após a cirurgia de catarata

O presidente passou pelo procedimento na sexta-feira e deve retomar a agenda de trabalho regular na segunda-feira

O boletim médico de Lula após a cirurgia de catarata
O boletim médico de Lula após a cirurgia de catarata
Lula operou a catarata no olho esquerdo em 30 de janeiro de 2026. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) realizou exames oftalmológicos, na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília, neste sábado 31, um dia após passar por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo.

Segundo o boletim médico divulgado pelo Planalto, a evolução do quadro é ‘satisfatória’ e os resultados dos exames ficaram ‘dentro do esperado para o período’. 

A previsão, de acordo com o comunicado, é de que Lula retorne às atividades regulares da Presidência na segunda-feira 2, após um fim de semana de repouso na Granja do Torto.

A cirurgia de catarata de Lula foi realizada na manhã de sexta, sem intercorrências. O petista deixou o hospital no mesmo dia.

Lula, convém registrar, já tinha passado por procedimento semelhante no olho direito em 2020, antes de voltar ao Palácio do Planalto.

A catarata é decorrente de um processo natural. Com o envelhecimento, o cristalino, uma lente natural dos olhos, se torna opaco, o que prejudica a capacidade visual.

A cirurgia realizada por Lula serve para corrigir esse problema. Os médicos substituem a lente natural por uma artificial, que permite a recuperação da visão plena.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo