CartaExpressa
O Auxílio Brasil e a indiferença a Bolsonaro
A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta 16, mostra que maioria dos beneficiários do programa passou da rejeição à indiferença ao governo


Desde o lançamento do Auxílio Brasil, especula-se que o benefício atrairia o apoio e os votos dos mais pobres, especialmente no Nordeste. Os números mostram, no entanto, que os planos de Jair Bolsonaro não estão saindo como o previsto.
A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta 16, mostra que maioria dos eleitores contemplados pelo Auxílio Brasil passou da rejeição à indiferença ao governo.
Entre os beneficiários, de fato, a impressão de que o governo vai pior que o esperado cai mais de 20 pontos percentuais – de 45% para 23%. A sensação positiva, contudo, não cresce na mesma medida: sobe apenas seis pontos, de 25% para 31%. Os que não consideram o governo nem pior, nem melhor que o esperado saltaram de 27% para 44%.
Em linhas gerais, a pesquisa Quaest indica uma oscilação positiva do apoio ao governo Bolsonaro, mas não uniforme. Felipe Nunes, presidente do instituto, compara o movimento à ‘volta dos que não foram’: grupos que elegeram o ex-capitão em 2018 e flertaram depois antibolsonarismo parecem retomar o apoio ao presidente.
5/ Todas as mudanças acontecem, coincidentemente, entre os segmentos sociais em que Bolsonaro teve bom desempenho em 2018. Não parece arriscado dizer, portanto, que o que estamos observando nada mais é do que ‘a volta dos que não foram’… pic.twitter.com/B5X98jYEIM
— Felipe Nunes, PhD (@felipnunes) March 16, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os pontos fortes de Lula e Bolsonaro para eleição presidencial, segundo pesquisa
Por Getulio Xavier
Queda no apoio da classe média alta a Bolsonaro é profunda e irreversível, diz pesquisa
Por Carlos Drummond