CartaExpressa
O alerta do Ibama sobre golpes virtuais relacionados a concursos
O instituto reiterou que as informações oficiais são divulgadas em seu site ou na página do governo federal
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, divulgou um alerta sobre golpes virtuais relacionados a supostos processos seletivos ou concursos.
Os golpistas usam como estratégia o anúncio de links falsos, nas redes sociais e em sites, que direcionam os interessados para uma página de inscrição e de pagamento de boletos. Além de ceder informações pessoais, as vítimas pagam diretamente aos golpistas.
O Ibama reiterou que informações sobre concursos públicos ou processos seletivos são divulgadas em seu site oficial ou na página do governo federal. Acrescentou que, na maioria das vezes, o anúncio do processo também consta dos perfis do instituto nas redes sociais.
“Caso você tenha sido vítima de golpe virtual, denuncie à Polícia Civil do seu estado”, recomendou o Ibama.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes abre inquérito para apurar se Coaf e Receita vazaram dados de ministros do STF
Por Maiara Marinho
Receita volta a desmentir Nikolas Ferreira sobre o Pix: ‘Quer o mal do Brasil’
Por CartaCapital


