CartaExpressa

‘O 30 de outubro mais importante da vida’, diz Lula ao votar em São Bernardo do Campo

Ex-presidente também revelou que projeta, em caso de vitória, uma série de viagens ao exterior antes da posse

‘O 30 de outubro mais importante da vida’, diz Lula ao votar em São Bernardo do Campo
‘O 30 de outubro mais importante da vida’, diz Lula ao votar em São Bernardo do Campo
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) votou nas primeiras horas da manhã deste domingo 30 em São Bernardo do Campo, São Paulo. Ao deixar a cabine de votação, conversou, por vários minutos, com a imprensa, a quem reforçou estar confiante na vitória contra Jair Bolsonaro (PL) neste segundo turno.

“Hoje possivelmente seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer”, disse Lula aos jornalistas.

Para ele, o modelo em discussão nas urnas é ‘a barbárie de Bolsonaro’ ou “voltar a viver com cidadania e toda a decência que a cidadania deve ter”.

O petista ainda pediu que a votação ocorra sem tumultos. “Peço a Deus que seja um dia de paz, um dia tranquilo para que as pessoas votem com tranquilidade e no final esperamos que possamos respeitar o resultado final”, disse.

“Eu quero que as famílias voltem a conversar, quero que os vizinhos voltem a conversar, as pessoas não precisam pensar politicamente do mesmo jeito, ter o mesmo time, a mesma religião, as pessoas precisam voltar a se olhar com respeito”, acrescentou mais adiante.

Lula ainda revelou que, caso a sua vitória seja confirmada, pretende fazer uma série de viagens internacionais antes da posse para iniciar um novo modelo de relações do Brasil com outros países.

“Antes da posse eu também quero fazer viagens para países da América do Sul para reestabelecer uma aliança e para os Estados Unidos – por mais divergências que tenhamos precisamos nos aproximar dos Estados Unidos, visitar a China, a União Europeia”, contou.

Por volta das 20h30, está previsto um pronunciamento de Lula no Hotel Intercontinental, em São Paulo. A intenção é vir a público já com o resultado das urnas apurados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo