CartaExpressa

NY Times alerta para ‘desertificação do Nordeste brasileiro’ e expõe responsabilidade de Bolsonaro

O jornal apresentou uma foto de uma olaria no Rio Grande do Norte e destacou como as necessidades econômicas têm contribuído para a seca

Foto: Reprodução/NY Times
Foto: Reprodução/NY Times

O jornal The New York Times apresentou em sua primeira página, nesta sexta-feira 3, uma foto de uma olaria em Parelhas, no Rio Grande do Norte, com um alerta sobre a transformação do “Nordeste fértil do Brasil em deserto, em câmera lenta”.

A reportagem atesta que as mudanças climáticas e as necessidades econômicas de Seridó, um centro nacional para produção de telhas, entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, secam a região.

O NYT ainda conta com um texto de um correspondente enviado ao município de Carnaúba dos Dantas, também no Rio Grande do Norte. O repórter destaca que “grande parte do vasto Nordeste está se transformando num deserto —um processo chamado desertificação, que está se agravando em todo o planeta. É um desastre natural que ocorre em áreas que abrigam meio bilhão de pessoas, do norte da China ao sudoeste americano”.

O jornalista também aponta a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro ao destacar que ele “não tomou medidas significativas para reverter o processo” e, “em vez disso, retirou regulamentações ambientais”.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!