CartaExpressa
Nunes chama Tarcísio de ‘líder maior’ em seu discurso da vitória em São Paulo
Jair Bolsonaro (PL) foi hesitante ao longo de toda a campanha, mas o governador abraçou a candidatura do emedebista


O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), exaltou neste domingo 27 o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em seu discurso da vitória. O emedebista derrotou Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno por 59,35% a 40,65% dos votos válidos.
Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi hesitante ao longo de toda a campanha, Tarcísio embarcou por completo na candidatura de Nunes, inclusive nas semanas de ascensão de Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, quando o ex-capitão submergiu.
“Agradeço ao líder maior, sem o qual essa vitória não seria possível. Meu amigo que me deu a mão na hora mais difícil, o governador Tarcísio de Freitas”, declarou Nunes em seu primeiro pronunciamento após conquistar a recondução.
Ele voltou a alegar que o equilíbrio venceu o extremismo na capital paulista e que a cidade deu uma lição de democracia ao Brasil.
Bolsonaro só fez sua “estreia” oficial na campanha de Nunes na última terça-feira 22, após mais de dois meses de uma aliança desconfortável para ambos. Na ocasião, eles participaram de um almoço com empresários, fizeram gravações e compareceram a um culto evangélico.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com quase 60% dos votos, Ricardo Nunes derrota Guilherme Boulos e é reeleito prefeito de São Paulo
Por CartaCapital
Nunes vence Boulos em 54 das 57 zonas de São Paulo — inclusive na ‘Martalândia’
Por CartaCapital
Como Boulos pretende tornar Tarcísio e Nunes inelegíveis após a acusação envolvendo o PCC
Por André Lucena