CartaExpressa
Novo salário mínimo de R$ 1.412 começa a valer nesta segunda-feira 1º
O valor corresponde a um aumento de quase 7%


O novo salário mínimo nacional começa a valer a partir desta segunda-feira 1º. O valor de 1.412 reais corresponde a um aumento de quase 7% em comparação aos 1.320 reais válidos até dezembro de 2023.
O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicado na última quarta-feira 27, determinou que os reajustes subam de acordo com a inflação e a alta do PIB.
Os benefícios previdenciários que têm como base o valor de um salário mínimo, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, já receberam o total reajustado no início de fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo firma acordo para reajustar salários da PF e da PRF
Por CartaCapital
Lula assina decreto que reajusta salário mínimo para R$ 1.412
Por Agência Brasil
Em Salvador, andar de Neonavio Negreiro custa 22% do salário mínimo
Por BrCidades
STF forma maioria para manter reajuste de 300% no salário de Zema
Por CartaCapital