CartaExpressa

Novo programa de crédito do governo poderá criar ‘classe média sustentável’ no País, diz Lula

O ‘Acredita’, direcionado às pequenas empresas, lançará linhas de crédito para microempreendedores individuais e microempresas

Novo programa de crédito do governo poderá criar ‘classe média sustentável’ no País, diz Lula
Novo programa de crédito do governo poderá criar ‘classe média sustentável’ no País, diz Lula
O presidente Lula (PT). Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na manhã desta segunda-feira 22, a Medida Provisória (MP) que cria o programa Acredita, voltado à concessão de crédito para pequenas empresas.

No evento, ocorrido no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), Lula afirmou que o programa faz parte de um desejo do governo de criar um país de “classe média sustentável”.

“O que está acontecendo hoje não é apenas um novo anúncio de política de crédito”, disse Lula, mas “a demonstração de que nós voltamos para governar esse país para ver se a gente transforma esse país em um país definitivamente desenvolvido”.

“A gente não quer um país de gente muito rica e gente muito pobre. A gente quer um país que tenha uma classe média sustentável, que tenha um padrão de vida decente, com escola, cultura, salário”, afirmou o presidente.

Lula defendeu a ideia de facilitar crédito para pequenos empresários, pontuando que o setor foi afetado pelos efeitos da pandemia de Covid-19. Por conta disso, segundo Lula, é necessário criar condições para renegociar dívidas, o que está no escopo do programa.

O petista ainda pontuou que, para que um Brasil seja um “sociedade de classe média”, é necessário que o país se desenvolva a ponto de parte da população não depender do Bolsa Família. Atualmente, cerca de 20 milhões de pessoas no país recebem o benefício.

“Não queremos um país que eternamente dependa de um Bolsa Família. Enquanto a gente estiver dependendo disso, a sociedade não será uma sociedade de classe média, que esse programa dá um pontapé extraordinário”, destacou.

No discurso de hoje, Lula também revelou novidades sobre o programa Pé De Meia, que serve como uma espécie de poupança para estudantes do ensino médio. 

Agora, o programa será ampliado para estudantes que estejam fora do Bolsa Família, como aqueles que estão incluídos no CadÚnico. Segundo Lula, a ampliação poderá incluir cerca de 1,2 milhão de estudantes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo