CartaExpressa
Novo golpe envolve falsa notificação de multa por usar VPN no acesso ao X
A Anatel divulgou orientações aos internautas nesta quarta-feira 4


A Agência Nacional de Telecomunicações alertou nesta quarta-feira 4 para um novo golpe no País, envolvendo mensagens ou e-mails falsos com supostas notificações de multa por uso de VPN no acesso à rede social X.
Os comunicados fraudulentos usam o nome da Anatel. “Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem”, orienta o órgão.
O X, plataforma do bilionário Elon Musk, está fora do ar no Brasil desde o último fim de semana, por decisão do Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes também fixou uma multa de 50 mil reais para quem usar subterfúgios como o VPN para acessar a rede.
VPN é uma sigla em inglês para Rede Virtual Privada. Ela permite que um ou mais dispositivos se comuniquem de maneira privada e criptografada na internet. Ou seja, o recurso abre caminho para acessar conteúdos online de forma privativa, dificultando interceptações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os novos ataques de Elon Musk, dono do X, contra Moraes
Por CartaCapital
Elon Musk ‘merece toda repulsa da população brasileira’, diz ministro das Comunicações
Por CartaCapital
Starlink, de Elon Musk, volta atrás e diz que vai cumprir ordem de bloqueio do X
Por CartaCapital